São várias as dúvidas que surgem na hora de adquirir pinceis essenciais na maquiagem: “Quantos pincéis são necessários? Pincel com cerdas coloridas, brancas, marrons ou pretas? Cabo de madeira ou em acrílico/plástico? Cerdas sintéticas ou naturais?” Abaixo temos dicas para não errar na hora da compra de pincéis usados no dia a dia.

Você Sabia?

Segundo alguns sites e enciclopédias, o primeiro pincel foi criado por Meng Tian, um general da dinastia Qin (221-206 a.c). O objeto ainda não havia sido nomeado, mas era caracterizado como uma escova em forma cônica com pelos de coelho inseridos em um haste de bambu. Assim se inventou o primeiro pincel para a caligrafia e pintura. Não encontramos dados específicos para a criação ou adaptação destes pincéis para a maquiagem.

No geral, o termo pincel refere-se a uma variedade de instrumentos manuais dotados de pelos (cerdas, fios ou outros filamentos de qualquer material, naturais ou sintéticos, fixados na extremidade de um cabo próprio) usados manualmente para pintura, limpeza e a glamourosa maquiagem. Na indústria, é possível encontrar muitas configurações de pincéis, tais como: retorcidos em arame (como aqueles usados para limpeza de mamadeiras ou frascos utilizados em laboratórios químicos), cilíndricos, discos (com pelos distribuídos em uma face) ou de qualquer outra forma necessária.

Quantidade ou qualidade?

Se você é daquelas gatas que já conhece a maioria dos truques de maquiagem, sabe que o ideal é ter pincéis que podem ter diversas funções, né? ( Embora você também saiba que é um vício comprar pincéis, e tem a sensação de que sempre falta algum !) Mas é importante saber a função de cada pincel, para que você tenha acessórios úteis na hora da maquiagem e, não só volume de objetos acumulados e sem função. Por isso, aposte SEMPRE na QUALIDADE dos produtos que você já aprova e aqueles que ainda não provou, procure por indicações em blogs confiáveis ou até suas amigas !

Quais os pincéis ideias?

Pra acertar a resposta, procure pensar na ordem que você costuma aplicar a maquiagem:

Pensando nesta ordem você pode pensar também nos pincéis que vai necessitar ! É importante comentar que o cabo do pincel deve ser de um material resistente, mas que se adapte ao tamanho da sua mão. No final, não importa tanto se o cabo é de plástico o então de madeira.

Pincél para base

O mais conhecido na aplicação de base e outros produtos cremosos é o pincel Língua de Gato (Foto: acima ao lado direito). Foi carinhosamente assim apelidado em virtude de seu formato e, é comumente encontrado na versão de cerdas sintéticas. Já o pincel em topo reto, é conhecido por polir e trazer maior acabamento para a base, após aplicada na pele.(Foto: Acima ao lado esquerdo)

Pincél para Blush

É encontrado no corte diagonal e também em topo reto Duo Fiber. Na primeira opção, utiliza-se o formato do pincél para favorecer a aplicação do Blush. Dosando bem, o produto fica bem aplicado e esfumado ao mesmo tempo. Na segunda opção, a dupla de fibras sintéticas e naturais, facilita a aplicação, na medida em que aplica e esfuma, já que suas cerdas não acumulam muito produto.

Pincel para sombra

Como são encontrado em vários formatos, texturas e tamanhos você precisa ter em mente que vai precisar de um pincel para aplicar a sombra (cerdas curtas,sintéticas ou naturais) e, outro para esfumar (cerdas médias, volumosas e muito macias). Neste sentido, podemos pensar em mais de um pincel, ou seja, dois ou três pincéis para a aplicação e dois pincéis que podem ser utilizados na hora de esfumar a maquiagem. É importante ter mais de um pincél de sombras para que os tons escolhidos para aquele dia não se misturem, né?!

Pincél para Pó

Aquele pincél grande, e bem fofo que todas querem ter ! Essa é característica do pincél para pó. Ele precisa ser grande, denso e muito macio, para aplicar o pó de forma suave e dar conta de espalhar o produto pelo rosto todo!

Dica da Myrete !

Pincéis de fibra sintética são ótimos para aplicar produtos cremosos como base, primer, hidratantes, blush liquido. Já os pincéis de fibras naturais são ótimos para depositar e esfumar produtos em forma de pó, como o blush, pó compacto ou solto, iluminador, e sombras. Por isso, escolha bem as fibras dos seus pinceis pra arrasar na maquiagem !!

Já sabia das funções dos pincéis básicos de maquiagem? Conte pra gente nos comentários!!

Quer conhecer estes produtos e muitos outros para cuidados com a pele? Visite o nosso site!

Este post tem um comentário

  1. Boa tarde! Qual o melhor pincel para contorno?

Deixe uma resposta

Fechar Menu