A hora de escolher entre os diversos tipos de batons não é nada fácil. São muitos produtos disponíveis no mercado com as mais diversas texturas e formas e, caso você não faça a escolha certa, toda sua maquiagem pode ser comprometida. A escolha do melhor batom deve levar em conta uma série de fatores: ocasião, horário e até mesmo a temperatura do lugar que você vai influenciam nessa escolha. Para não errar e conseguir um efeito boca de diva na sua make vamos dar uma série de dicas que vão facilitar a sua escolha! Vem ver!

Quais os tipos de batons?

Existem no mercado uma série de diferentes tipos de batons com diferentes funcionalidades e que causam também efeitos diversos na sua make. Conheça mais sobre cada um deles:

  • Cremoso: é o mais comum e o mais encontrado. Sua textura é mais densa e de mais fácil aplicação. A cobertura de cor é bastante intensa e a hidratação ajuda a manter a saúde dos lábios. Um dos queridinhos para o uso durante o inverno por ajudar a manter os lábios hidratados e ser bastante simples de reaplicar. Além disso, por ser o mais tradicional, normalmente são encontradas mais cores nesse tipo específico.
  • Cintilante: com brilho na cor, o batom cintilante é daqueles que o cuidado sempre é pouco. Por ter bastante destaque, seu uso deve restringir o brilho apenas aos lábios. Para uma make poderosa usando o batom cintilante, vale apostar em uma produção com os olhos esfumados, por exemplo. Mas fuja das sombras e blushs com brilho!
  • Aveludado: Com toque um pouco mais seco, fica entre o queridinho de todas as estações o matte e o tradicional cremoso. Por seu super prático e ter uma ótima duração, o aveludado é o preferido entre as mulheres para ser usado no dia a dia.
  • Gloss: O Gloss veio para ficar durante o último verão. No outono e no inverno, seu uso continua sendo tendência máxima. Para criar um efeito super moderno, misture um pouco de glitter no seu gloss. A moda também permite usar o gloss nos olhos em conjunto com as sombras, garantindo o look do verão.
  • Balms: Apesar de originalmente encontrados apenas para hidratação e manutenção da saúde dos lábios, os balms ganharam o mercado com versões coloridas. Sua textura é mais leve e menos espessa que a do gloss sendo mais fácil de aplicar e de manter. No mercado já podem ser encontrados os balms coloridos, que fazem às vezes de batons clarinhos, ideias para os dias de muito calor. No inverno, os balms podem ser usados para o dia a dia, sozinhos ou junto com o batom.

E qual o melhor para cada ocasião?

Depende de diversos fatores: quanto tempo você vai ficar na festa, as possibilidades de retocar a maquiagem e até mesmo a temperatura vão ter influência direta nos resultados atingidos com uso de cada um deles.

Para o dia a dia, os mais usados são os balms, o matte  e, nos dias frios, os cremosos. Vale lembrar que a ocasião também pede atenção: não dá para chegar no trabalho com um batom cintilante ou aquele gloss carregado todos os dias. Para um visual mais clássico, aposte nos tradicionais.

Para as produções para a noite, tudo é permitido! Fique atenta apenas nas noites de verão, onde os batons cremosos e os tipo gloss podem trazer problemas por ficarem mais líquidos e terem a possibilidade de acabar “escorrendo”.

Dica de ouro: para aplicar um batom cremoso e ficar mais segura quanto aos contornos vale a pena fazer duas coisas:

  1. Faça uma leve maquiagem nos lábios antes do batom: uma camada fina de base e uma de pós translúcido ajudam a “segurar” o batom nos lábios por mais tempo;
  2. Abuse do lápis de boca para fazer os contornos. Vale preencher um pouco os lábios também para garantir que a cor dure por mais tempo.

O mais amado: batom Matte

Indispensável em qualquer nécessaire, o batom matte é o queridinho da maioria. Sua textura não oferece riscos e seu aspecto seco é muito elegante. Além disso, por ter mais pigmentação sua cor permanece nos lábios por mais tempo e pede menos retoques por vez.

Apesar do gloss estar em alta, o batom matte veio para ficar e vai bem em qualquer situação.

O que vale na hora de escolher o melhor tipo para você é avaliar qual a produção que você quer: mais casual, mais romântica, mais “noite”… E aí, é só se jogar!

Se você gostou do post de hoje sobre tipos de batons, então não deixe de acessar o conteúdo sobre as tendências de batom em 2018.

Guia completo para escolher a base ideal - Myra Produtos de Beleza

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu